Por Cauê Araujo – 1ºano E.M.
Cidadãos tiveram problemas no acesso do World App para sacar o valor prometido pela empresa Tools for Humanity, que cessaram temporariamente seus serviços no Brasil.
Imagem retirada do Google.
Muitos brasileiros se interessaram pelo projeto que prometia pagamento em criptomoedas para quem escaneasse a íris, a ideia parecia simples: escanear, ganhar moedas digitais e depois converter em Real. Mas, na prática, tem sido bem diferente.
Vários usuários estão enfrentando dificuldades para acessar o aplicativo, resgatar os valores e até mesmo entender como funciona o suporte da empresa. Alguns dizem que perderam o acesso à conta e, junto com ela, o dinheiro que deveriam receber.
A empresa responsável pelo projeto diz que a tecnologia servirá no futuro para diferenciar humanos de robôs de inteligência artificial, mas as autoridades brasileiras não gostaram muito da ideia. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) proibiu o pagamento para quem se cadastrasse e negou um recurso que tentava reverter essa decisão, com isso, a empresa decidiu pausar temporariamente os cadastros no Brasil.
Ainda assim, os postos físicos em que acontecem os escaneamentos ainda estão funcionando. Enquanto isso, quem já participou do projeto e deveria receber o dinheiro segue sem respostas e sem saber se vai conseguir reaver o valor prometido.
Agora, fica a dúvida: Será que eles realmente estão usando a íris das pessoas para diferenciar humanos de robôs? Ou há algo por trás disso tudo?