Por Caio Couto – 1ºano EM.
Os freios ABS (Anti-lock Braking System) funcionam através de sensores localizados nas rodas que vão evitar que as mesmas sofram com travamentos repentinos ou derrapagens.
Portanto, ele é um sistema de segurança importante para os veículos, sendo acionado em situações de emergência com o intuito de prevenir acidentes.
Estima-se que, veículos com freios ABS são capazes de reduzir a distância de parada em até 30%. Com isso, o motorista ganha maior tempo de reação para desviar de obstáculos durante a frenagem.
Fique atento: sempre que você for ligar o carro uma luz amarela com a sigla ABS irá acender e logo em seguida se apagar no painel do veículo. No entanto, caso ela continue ligada pode ser sinal de que o sistema não está funcionando adequadamente.
Imagem retirada do google
Principal benefício é, claro, a maior segurança proporcionada para os veículos em situações adversas. Além disso, o sistema também possibilita a introdução de outras tecnologias automotivas associadas.
Veja as principais vantagens em sua utilização:
Contribui para a prevenção de acidentes; Mantém o controle da direção durante manobras; Menor tempo e distância de frenagem; Eficiência em diferentes pistas como areia, asfalto molhado etc;
Possibilita novas tecnologias de segurança em decorrência de sua conexão em rede. É o caso de sistemas como o controle de tração e o controle de estabilidade, por exemplo.
E você sabia que a Mercedes-Benz foi pioneira na utilização de freios ABS? Isso mesmo, a marca alemã que é reconhecida por sua inovação automotiva foi a primeira montadora a utilizar o sistema em veículos de passeio, em 1978.
VW Santana GLS: primeiro a ter freios ABS
Portanto, para não ter briga, vamos prestigiar o pioneiro de outra tecnologia de segurança. Em 1991, o VW Santana GLS se tornou o primeiro brasileiro a oferecer freios ABS como opcional.
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Uma resposta
Parabéns caio