Por Antonio Carlos – 3° ano E.M.
O Mpox vírus, anteriormente conhecido como vírus da varíola dos macacos ou Monkeypox, é um que causa a doença conhecida como Mpox e, recentemente, sua propagação aumentou drasticamente. Esse micro-organismo é semelhante ao vírus que causa a varíola humana, mas a Mpox geralmente apresenta sintomas menos graves e tem uma taxa de mortalidade mais baixa.
Imagem retirada do google
O vírus da Mpox pode ser transmitido de animais para humanos e, também, de pessoa para pessoa. A transmissão pode ocorrer através do contato com fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas, gotículas respiratórias, ou objetos contaminados, como roupas e lençóis. Essa doença apresenta inicialmente, sintomas não específicos, como febre, dor de cabeça, nos músculos e até mesmo fadiga. No estágio mais avançado, as lesões na pele evoluem de manchas para crostas.
Imagem retirada do google
Não existem tratamentos específicos contra o vírus da Mpox, e o manejo contra essa doença é principalmente sintomático, ou seja, usam-se antivirais em casos graves e cuidados de suporte para aliviar os sintomas. Também é válido citar que a vacinação contra a varíola oferece certas proteções contra a Mpox, devido à semelhança que esses dois vírus possuem. Além disso, medidas como evitar contato com animais que são portadores desse vírus e praticar uma boa higiene ajudam a combater a proliferação dessa doença.
Imagem retirada do google