Endereço:

Rua Juvêncio de Meneses,
197 - Cordovil
Rio de Janeiro - RJ

Telefone:

(21) 3352-3537
(21) 3495-7352
(21) 3495-7353

FINAL INÉDITA DA CHAMPIONS LEAGUE 2024

Feito por Maurício Esmeraldo 3° ERS

A final da Liga dos Campeões já está definida entre o Real Madrid e o Borussia Dortmund, que será realizada às 16 horas do Sábado, dia 1º de junho de 2024. Qual foi a trajetória desses clubes até aqui?

Final da Champions League de 2024: tudo o que precisa de saber | UEFA Champions  League | UEFA.com

Imagem retirada do Google

O primeiro finalista definido foi o Borussia Dortmund. O clube alemão chega novamente a uma final da Champions League após 11 anos do vice-campeonato em 2013, na derrota para seu rival FC Bayern de Munique. Sua trajetória começou na fase de grupos, onde foram sorteados no “Grupo da Morte”, composto por Paris Saint-Germain (PSG) – França, Milan – Itália, Newcastle – Inglaterra e Borussia Dortmund (BVB) – Alemanha. A grande massa de torcedores já considerava o clube eliminado, visto que as potências milionárias PSG e Newcastle eram tratadas como favoritas para passar de fase. Surpreendentemente, o Borussia não só avançou, como também liderou o grupo. Apesar do início conturbado no torneio, o clube conquistou 11 pontos em 6 jogos, com 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

Ao avançar de fase, o sorteio foi realizado e um novo confronto foi decidido. Os Borussian, como são apelidados na Alemanha, enfrentariam o PSV Eindhoven, da Holanda, nas Oitavas de final, um confronto relativamente mais fácil. A partida de ida foi realizada no Philips Stadion, casa do PSV. O jogo terminou em 1 a 1, deixando o confronto em aberto. Na volta, no Signal Iduna Park, casa do Borussia, os alemães venceram por 2 a 0. Então, o BVB avança de fase e enfrenta o Atlético de Madrid, da Espanha, nas Quartas de final. Na ida em casa, os espanhóis saíram vitoriosos com um placar de 2 a 1, pressionando o clube alemão a virar o jogo na volta. No segundo jogo, o Borussia conseguiu uma virada histórica em casa, vencendo por 4 a 2 (5 a 4 no agregado das duas partidas), castigando o clube espanhol.

Na semifinal, novamente Paris Saint-Germain e Borussia Dortmund se enfrentaram, sendo o clube francês tratado como favorito do confronto. O primeiro jogo foi bastante equilibrado, com ótimas chances para ambos os lados. Aos 36 minutos do primeiro tempo, Niclas Füllkrug marcou para o BVB. Aos 51 minutos do segundo tempo, o PSG quase empatou com Mbappé e Hakimi acertando a trave. O jogo de ida terminou em 1 a 0 para o Borussia. No jogo de volta, no Parc des Princes, casa do Paris, o clube alemão soube sofrer e contar com a sorte. Os franceses finalizaram um total de 30 vezes na partida, acertando a trave em 4 ocasiões, enquanto os alemães finalizaram apenas 7 vezes, mesmo assim vencendo a partida por 1 a 0 com gol de Mats Hummels, garantindo assim sua vaga na Final da Liga dos Campeões.

O segundo finalista definido foi o Real Madrid. O clube chega à sua sexta final da Liga dos Campeões em 10 anos, tendo vencido as cinco finais em que participou. Os espanhóis possuem 14 títulos da Champions League e são reconhecidos como o “Maior Clube do Mundo”, sendo nomeados favoritos para vencer o torneio. Sua trajetória na fase de grupos foi bastante tranquila, vencendo os 6 jogos e acumulando 18 pontos, passando por Napoli – Itália, Braga – Portugal e Union Berlin – Alemanha. No mata-mata, o confronto se inicia contra o RB Leipzig, da Alemanha. A partida de ida foi realizada na Red Bull Arena, casa do Leipzig, com o Real Madrid conquistando uma vitória mínima por 1 a 0. O jogo da volta ocorreu no Santiago Bernabéu, onde, apesar do empate em 1 a 1, os espanhóis garantiram a classificação. Nas quartas de final, os Blancos enfrentaram o atual campeão da Liga dos Campeões, o Manchester City, da Inglaterra. No primeiro jogo, uma partida emocionante com seis gols, terminando em 3 a 3. Na volta, novo empate em 1 a 1 (4 a 4 no agregado), decidindo o confronto nos pênaltis, com o Real Madrid avançando.

Na Semifinal, enfrentaram o FC Bayern de Munique. No jogo de ida, realizado na Allianz Arena, estádio do Bayern, a partida foi muito equilibrada. Vinicius Júnior brilhou com dois gols, humilhando Kim Min-Jae, que fez uma partida desastrosa, ao quebrar a linha defensiva no primeiro gol e ao cometer um pênalti para o Real Madrid. Apesar da belíssima atuação de Vini Jr, o jogo terminou empatado em 2 a 2, com gols de Leroy Sané e Harry Kane para os Bávaros, apelido dado ao Bayern por ser localizado no estado da Baviera. No segundo jogo, o Bayern abriu o placar aos 68 minutos do segundo tempo com um golaço de Alphonso Davies. Manuel Neuer estava tendo uma atuação digna de um dos melhores goleiros da história, até que aos 88 minutos falhou em uma bola quicando, deixando-a limpa para Joselu, que veio do banco, marcar o gol de empate. O confronto estava empatado até que aos 93 minutos ocorreu a virada emocionante, com Joselu marcando novamente, resultando em uma vitória por 2 a 1 para os espanhóis. Assim, o Real Madrid está classificado para a final da Liga dos Campeões.

Sobre a “mística” de um possível “pacto” favorável ao Real Madrid, alguns torcedores acreditam, mas isso é objeto de debate. Enfim, a final está definida entre Real Madrid e Borussia Dortmund. Quem você acredita que irá vencer esta final inédita? Os “Galáticos” buscando sua 15ª Champions League ou a “Zebra Amarela” fazendo mais uma vítima?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?