Endereço:

Rua Juvêncio de Meneses,
197 - Cordovil
Rio de Janeiro - RJ

Telefone:

(21) 3352-3537
(21) 3495-7352
(21) 3495-7353

Água em Marte

Por Júlia Faria 1º ano EM

Qual origem da água em Marte?

No dia 28 de setembro, uma sonda espacial chamada “Mars Reconnaissance Orbiter” (M R O) encontrou água em Marte.

Imagem retirada do Google

A água nesse planeta não é abundante se comparada à Terra, mas pode ser encontrada nas regiões da criosfera, do permafrost e das calotas polares. Essa quantidade não é capaz de surgir uma hidrosfera, possuindo pouca quantidade de vapor de água na atmosfera. A presença da água também pode ser crucial para futuras missões tripuladas à Marte, pois podem possibilitar a produção de recursos essenciais como oxigênio e combustível no próprio planeta. Essa descoberta certamente terá desafios para a exploração espacial. No entanto, a descoberta também pode levantar desafios éticos e ambientais.
Essa descoberta também pode gerar debates sobre a preservação de possíveis ecossistemas marcianos, caso existam, e a necessidade de proteger o planeta vermelho de contaminação por organismos terrestres trazidos por missões espaciais. Além disso, a exploração e possível explotação de recursos
hídricos. Marte também levantariam questões sobre a sustentabilidade e impacto ambiental das atividades humanas fora da Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?