Endereço:

Rua Juvêncio de Meneses,
197 - Cordovil
Rio de Janeiro - RJ

Telefone:

(21) 3352-3537
(21) 3495-7352
(21) 3495-7353

Avanços Tecnológicos na Medicina Moderna

Por Caroline Camargo Tôrres – 1 ano do E.M

Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes nos dias atuais, e diariamente são feitas milhares de pesquisas para estarmos em evolução constante. No campo medicinal, isso não seria diferente.
Tais avanços tornam mais fácil o trabalho do profissional da saúde, proporcionam melhorias ao atendimento, ao espaço de trabalho e, além disso, mais praticidade na identificação de doenças, para que sejam tradadas com maior prazo de antecedência.

imagem retirada do google

Confira abaixo os principais avanços que a tecnologia trouxe para a saúde:

  1. IoT Médico: O IoT (internet das coisas) proporcionou o acompanhamento remoto dos pacientes, principalmente com os que possuem doenças crônicas. Um exemplo simples é a possibilidade de pacientes com diabetes terem geladeiras com controle de acesso e de alimentação.
  2. Telemedicina: Trata-se da interação prometida pelo IoT médico, mas que se subdivide em tópicos inovadores: Teleassistência; Teleconsulta; Teleducação; Emissão delaudos à distância.
  3. Wearables: Representam um avanço considerável de aparelhos eletrônicos que estão sendo lançados por grandes marcas (relógios, óculos, pulseiras…) para que possam auxiliar no monitoramento de pacientes mais idosos de forma constante, podendo obter dados como batimentos cardíacos, controle calórico e registro de atividades físicas.
  4. Inteligência Artificial: Pode ser a base da criação de muitas novas tecnologias, permitindo que a teleassistência saia do âmbito simples e possa utilizar do monitoramento remoto para um universo com mais possibilidades.
  5. Bioimpressão 3D: Permite a impressão de órgãos de forma artificial, ainda que utilize biotintas para a execução da impressão de órgãos de forma artificial, pode ser considerada a solução para necessitados de transplantes, inclusiva na diminuição das filas de espera.
  6. Diagnósticos e Medicamentos personalizados: Podem proporcionar que pacientes com genéticas completamente diferentes possuam um tratamento mais especializado, fazendo com que sejam mais eficazes.
  7. Cirurgia Robótica: Processo realizado por robôs ordenados
    por especialistas. A técnica conta com o auxílio de câmeras 360º para uma melhor visão do corpo e para movimentações ágeis e precisas. É importante ressaltar, sobretudo, o integral acompanhamento de um profissional especializado.
  8. Prontuário Eletrônico: Essa tecnologia se espalhou de forma
    significativa nos últimos tempos, e permite que os médicos
    adicionem dados e informações sobre os pacientes, além de
    impedir atrasos e falhas na entrega dos prontuários.
  9. Controle de Insulina: Os avanços tecnológicos permitiram uma tatuagem que muda de cor de acordo com a quantidade de glicose no sangue, mudando de verde para marrom. Há também outra tinta que mede o sódio, informando se a pessoa está desidratada
  10. Software Médico: O software foi essencial para a centralização de ferramentas clínicas, como os prontuários eletrônicos, agendas online, prescrição, gestão financeira, teleconsulta e marketing médico, possuindo um excelente armazenamento e um altíssimo nível de segurança de dados.
  11. A Medicina regenerativa: É uma área emergente, sendo possível fazer a substituição de órgãos e tecidos danificados por traumas, doenças e problemas congênitos. Elas preservam as células-tronco e retardam o envelhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?