Endereço:

Rua Juvêncio de Meneses,
197 - Cordovil
Rio de Janeiro - RJ

Telefone:

(21) 3352-3537
(21) 3495-7352
(21) 3495-7353

Investimentos das Superpotências Mundiais no Espaço

Por Antônio Carlos 3°ano

Países como os Estados Unidos, China, Índia e Rússia são superpotências mundiais nos dias atuais e estão investindo em tecnologias e indústrias espaciais. Estes, por sua vez, estão usando seus capitais e orçamentos significativamente em exploração lunar, missões espaciais e, também, em satélites de comunicação (recurso muito utilizado na guerra fria entre os Estados Unidos e a União Soviética para espionagem de atividades militares e civis de ambos os lados). Outrossim, empresas privadas como a SpaceX estão investindo e desenvolvendo papéis importantes nas tecnologias e indústrias espaciais.

Imagem 01 – Linha do tempo da exploração espacial

Fonte – Oficina da net

A Rússia, China, Índia e Estados Unidos são considerados superpotências devido aos seguintes fatores: influência política proeminente em organizações internacionais e em agendas globais; a posse de poderio militar e forças armadas poderosas, tanto em nível arsenal nuclear quanto global e poder econômico grande e diversificado, com setores tecnológicos e industriais robustos (lhes conferindo influência significativa no mercado global).

Imagem 02 – As maiores potências mundiais

fonte: Exame

O investimento no espaço das superpotências mundiais tem várias razões, tanto econômicas e científicas quanto estratégicas. Isso se deve ao fato do ambiente espacial oferecer mais conhecimentos e, também, recursos valiosos. Além disso, o investimento no espaço impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias e demonstra poder internacional, elevando a posição de um país no cenário global. E,
com o investimento no ambiente espacial, as superpotências investem também nos satélites para melhorar a infraestrutura espacial e melhorar as capacidades tecnológicas e econômicas do país em questão.

Imagem 03 – Satélites comerciais

fonte – Medium

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?