Por Antonio Carlos – 2° ano EM
A personalidade marcante do mês de agosto é o escultor Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, que completaria 290 anos no dia 29 de agosto.
O escultor Aleijadinho, cujo nome verdadeiro era Antônio Francisco Lisboa, foi um renomado artista e arquiteto brasileiro do período colonial. Ele nasceu em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, em 1730, e faleceu em 1814. Aleijadinho é amplamente reconhecido por suas contribuições marcantes para a arte barroca brasileira e sua influência na escultura, arquitetura e talha dourada.
Imagem tirada do google
Ele ficou conhecido como “Aleijadinho” devido a uma suposta doença degenerativa que afetou suas mãos e pés, levando à deformação. Apesar dessas limitações físicas, ele conseguiu produzir um corpo impressionante de trabalho, com peças notáveis de escultura em madeira e pedra, bem como projetos arquitetônicos.
O trabalho de Aleijadinho é altamente valorizado por sua habilidade técnica, expressividade emocional e riqueza de detalhes. Suas obras continuam sendo um importante testemunho do período colonial brasileiro e da riqueza artística desse período.