Por Miguel Bianco 9°ano
Com avanços tecnológicos cada vez mais rápidos, é comum vermos novidades sendo apresentadas quase que diariamente. Uma das mais recentes é o uso de drones para entregas em áreas urbanas. Essa tecnologia promete trazer inúmeras vantagens, desde a redução do tempo de entrega até a diminuição do tráfego nas ruas.
A startup americana de tecnologia Wing, pertencente à Alphabet, empresa mãe do Google, é uma das empresas pioneiras nesse ramo. Através de parcerias com varejistas e restaurantes locais, a Wing realiza entregas em algumas cidades dos Estados Unidos, como Blacksburg, Virginia e Helsinki, na Finlândia.
Os drones da Wing são capazes de transportar produtos com peso máximo de 1,5 kg, como refeições, medicamentos e itens de conveniência. O cliente faz o pedido através do aplicativo da Wing e o drone é acionado para realizar a entrega em um ponto específico, geralmente em um local aberto e seguro próximo ao endereço de destino.
Retirada do google
Além da agilidade, às entregas por drone também são consideradas mais sustentáveis, já que diminuem a emissão de poluentes no trânsito e reduzem o número de veículos nas ruas. No entanto, ainda existem alguns desafios a serem enfrentados, como a regulamentação das autoridades aéreas e a segurança das pessoas e dos próprios drones.
Apesar dos desafios, a tecnologia de entrega por drone tem grande potencial para mudar a forma como as pessoas recebem seus produtos, especialmente em áreas urbanas congestionadas. A Wing e outras empresas do ramo continuam investindo em pesquisas e desenvolvimento para tornar essa tecnologia cada vez mais acessível e segura.