Por Maria Vitória Braz
O dia do nutricionista é comemorado dia 31 de agosto. No Brasil, a data ficou marcada pela criação da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).
O profissional da área estuda a relação do homem com o alimento. A área surgiu durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, em razão da observação de que os soldados bem alimentados conseguiam lutar melhor. O surgimento da especialização surgiu a partir da criação do Instituto Nacional de Nutrição, em 1926, por Pedro Escudero.
Imagem feita por Maria Vitória Braz
Pedro Escudero, auxiliado por José de Castro, deu início a pesquisa: “As Condições de vida das Classes Operárias no Recife” , que elaborou o primeiro inquérito dietético-nutricional do Brasil. A partir de novos trabalhos, criou-se o Piso Nacional da Nutrição.
Em 24 de outubro de 1939, teve início a criação do primeiro curso de Nutrição do Brasil na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. A grade foi divida em quatro períodos, com duração de um ano e ministrado em tempo integral.
Durante anos, a importância da Nutrição só foi crescendo e se tornado cada vez mais indispensável. Está presente nos hospitais, consultórios, na gastronomia, nas escolas e nas indústrias.