Por Miguel Moreira – 1ºano EM.
O G20 é o principal espaço de colaboração econômica global. Um impacto significativo na configuração e no fortalecimento da arquitetura e governança globais em todas as principais questões econômicas internacionais.
Imagem retirada do google
O G20 tem presidentes que se alternam anualmente. O Brasil ocupa a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024. Originalmente, o G20 focava principalmente em assuntos macroeconômicos abrangentes, mas ampliou sua pauta para abarcar tópicos como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, alterações climáticas e combate à corrupção
A Cúpula do G20 é o encontro entre os líderes de Estado ou de Governo das nações integrantes. A palavra “Cúpula” deriva de sua definição em inglês (“Summit”) e alude ao ponto mais elevado de uma montanha. Assim, a Cúpula representa o clímax das mais de cem reuniões do G20, durante todo o ano.
O G20 é formado por 19 países, incluindo Brasil, Estados Unidos e China, além da União Africana e da União Europeia. Representa cerca de 85% do PIB global, mais de 75% do comércio mundial e aproximadamente dois terços da população do planeta.