Endereço:

Rua Juvêncio de Meneses,
197 - Cordovil
Rio de Janeiro - RJ

Telefone:

(21) 3352-3537
(21) 3495-7352
(21) 3495-7353

Mpox: Uma emergência de Saúde Pública Global

Por Anna Júlia Chagas – 1°ano EM.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, como uma emergência de Saúde Pública Global. No Brasil, já são mais de 700 casos confirmados da doença, que tem potencial de se espalhar para vários países.O Dr. Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, explicou em entrevista à CNN Brasil que a declaração da OMS significa que a doença tem o potencial de se espalhar e trazer consequências para diversos países e localidades.Segundo o especialista, uma mutação no vírus causador da mpox, chamada de clado 1B, ganhou uma capacidade de transmissão maior.No Brasil, o perfil dos casos mostra uma predominância em homens adultos jovens, com idade entre 19 e 39 anos, representando 70% dos casos. Além disso, 46% dos casos prováveis ou confirmados são em pessoas que vivem com HIV. 

O Dr. Kfouri ressaltou que mais de 80% dos casos no Brasil ocorrem em pacientes com alguma deficiência imunológica, especialmente os que vivem com HIV/AIDS. 

Suécia confirma primeiro caso de mpox do ‘tipo mais grave’. O Ministério da Saúde do país informou à agência AFP que o paciente foi infectado pela mesma variante responsável pelo aumento recente dos casos na África, o Clado 1B, identificado na República Democrática do Congo (RDC) em setembro de 2023.A Suécia confirmou nesta quinta-feira (15) seu primeiro caso de mpox do “tipo mais grave” da doença, que recebeu esta semana o mais alto nível de alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Tivemos a confirmação durante a tarde de que temos um caso na Suécia do tipo mais grave de mpox, aquele chamado Clado 1”, disse o ministro da Saúde do país, Jakob Forssmed, em uma entrevista coletiva. 

A mpox pode causar uma série de sinais e sintomas. Embora algumas pessoas apresentem sintomas menos graves, outras podem desenvolver quadros mais sérios e necessitar de atendimento em unidades de saúde. O sintoma mais comum da doença é a erupção na pele, semelhante a bolhas ou feridas, que pode durar de duas a quatro semanas. O quadro pode começar com ou ser seguido de febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, apatia e gânglios inchados. A erupção cutânea pode afetar o rosto, as palmas das mãos, as solas dos pés, a virilha, as regiões genitais e/ou anal.

Imagem retirada do Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?