Por Nathan Nascimento 3° ano EM
Você lembra das grandes pirâmides egípcias? Que montam teorias de que elas foram construídas por seres extraterrestres? E se eu te dissesse que essas gigantes construções e muitas outras tecnologias que conhecemos hoje foram feitas por escravos negros?
Ao longo de eras, os povos africanos produziram grandes tecnologias importantes, que são aplicadas no mundo todo até hoje. Entretanto, seus méritos foram apagados da história devido a não considerarem os escravos capazes de produzir inovações.
Com isso, de acordo com o site UFPR, em 2018 foi criado Núcleo de Pesquisa de Relações Raciais, Ciência e Tecnologia (Nupra). Felipe, um dos participantes da pesquisa relata que “Engenhos, técnicas agrícolas, minerações, cultura, entre outros são exemplos das técnicas africanas presentes no Brasil colonial, mas que foram chanceladas pelo sistema de hierarquização de raças.” Em “A população negra africana e da diáspora no desenvolvimento tecnológico”
O mesmo cita que, apesar de todo o sofrimento dos negros desde a colonização, eles ainda carregam a injustiça de terem suas inteligências e tecnologias apropriadas sem levar nenhum crédito pelas conquistas.