Endereço:

Rua Juvêncio de Meneses,
197 - Cordovil
Rio de Janeiro - RJ

Telefone:

(21) 3352-3537
(21) 3495-7352
(21) 3495-7353

Morre Ziraldo

Por Miguel Moreira, 1°ano EM

Ziraldo, um brasileiro nascido em 1932 e falecido em 2024, trabalhou como cartunista, desenhista, jornalista, cronista, chargista, pintor e dramaturgo. Desenvolveu o protagonista da história em quadrinhos infantil conhecida como “O Menino Maluquinho”. Ele foi um dos criadores da revista econômica “O
Pasquim”. Faleceu em sua residência no Rio de Janeiro, em 6 de abril de 2024, aos 91 anos de idade.

Imagem de Ziraldo, retirado do google Chrome.

Ziraldo Alves Pinto veio ao mundo em Caratinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932. O nome dele é uma honra dos nomes de sua mãe, Zizinha, e seu pai, Geraldo. Desde pequeno, ele já demonstrou habilidade para o desenho. Aos seis anos, um de seus desenhos foi publicado no jornal Folha de Minas. Estudou no Grupo Escolar Princesa Isabel. Em 1949, ele foi para o Rio de Janeiro com sua avó e frequentou a MABE (Moderna Associação de Ensino) por dois anos. Em 1950 voltou para Caratinga e finalizou o ensino científico no Colégio Nossa Senhora das Graças.

Iniciou sua carreira na revista “Era Uma Vez” através de contribuições mensais. Em 1954, iniciou sua colaboração no periódico “Folha da Manhã” (atualmente Folha de S. Paulo) elaborando ilustrações para uma seção de humor. Em 1957, ingressou na revista O Cruzeiro, que era muito respeitada naquele período. No mesmo ano, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1958, ele se matrimônio com Vilma Gontijo e tiveram três filhos: Daniela, Antônio e Fabrízia.


Ziraldo lançou a primeira revista brasileira de quadrinhos coloridos e escritos por apenas um autor em outubro de 1960, intitulada “Pererê”. Desde 1959, os quadrinhos das histórias já eram publicados nas páginas da revista “O Cruzeiro”. Os contos se desenrolaram na imaginária floresta “Mata do Fundão”.
A revista foi publicada até abril de 1964, mas teve sua circulação interrompida pelo governo militar. Em 1975, uma revista foi relançada como “A Turma do Pererê”, porém teve apenas um ano de duração.

Imagem do livro “Pererê” imagem retirada no google Chrome.

Em 1980, Ziraldo publicou a obra “O Menino Maluquinho”, que se tornou um dos maiores sucessos editoriais no Brasil. O garoto travesso é uma criança que usa uma panela como chapéu, é feliz, arteiro, criativo e gosta de causar travessuras e se aventurar com seus amigos. Em 1981, o livro foi agraciado com o “Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro”. A publicação da revista e das tirinhas em quadrinhos do personagem teve início em 1989. A obra foi utilizada como fonte de inspiração para ser adaptada em peças de teatro, programas de televisão, revistas em quadrinhos, jogos de videogame e filmes.

imagem do livro “O menino maluquinho “ retirado do google Chrome.

Aos 91 anos, faleceu Ziraldo, desenhista e escritor, conhecido por criar personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. A família do desenhista confirmou a informação na tarde de sábado, dia 6. Ziraldo faleceu enquanto dormia em seu apartamento localizado no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?