Por Mauricio Esmeraldo 3°ano EM
A cidade do Rio de Janeiro completa 459 anos nesta sexta-feira, 1 de Março. No entanto, poucos sabem a história da Cidade Maravilhosa.
Imagem retirada do Google
O Rio de Janeiro foi “descoberto” no dia 1 de Janeiro de 1502 por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos, que acreditou ter chegado a desembocadura de um grande rio, assim, batizou a baía com o nome de Rio de Janeiro. Entretanto, os franceses se estabeleceram primeiro na região e disputavam o comércio madeireiro com os portugueses. Os portugueses estabeleceram serrarias naquela região, rebatendo a ameaça de dominação portuguesa, os franceses trouxeram colonos para habitar e explorar o lugar em 1555.
Após anos de luta, os franceses foram expulsos. Como resposta às intenções francesas, no dia 1 de Março de 1565, Estácio de Sá funda a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. A expulsão só ocorre definitivamente em 1567.
No fim do século XVII e início do século XVIII, a descoberta de metais, especialmente ouro, em Minas Gerais, fez com que o Rio de Janeiro se transformasse em uma ponte entre as minas e a Europa.
Posteriormente, com a Proclamação da República, em 1889, o município do Rio de Janeiro tornou-se um Distrito Federal do Brasil. 71 anos depois, com a construção de Brasília, em 21 de Abril de 1960, o Rio de Janeiro deixa de ser a capital do Brasil.
Uma resposta
que legal!