Endereço:

Rua Juvêncio de Meneses,
197 - Cordovil
Rio de Janeiro - RJ

Telefone:

(21) 3352-3537
(21) 3495-7352
(21) 3495-7353

Brasil registra cerca de 60% de diminuição dos casos de dengue no ano de 2025.

Por Caroline Tôrres – 2º ano E.M.

Segundo o Ministério da Saúde, nas 6 primeiras semanas de 2025, foram registrados

281.049 casos prováveis, batendo contra 698.482 casos no ano de 2024, no mesmo período.

Imagem retirada do Google.

Em janeiro de 2025, foi registrada uma diminuição de casos da doença, transmitida pela fêmea do mosquito Aedes Aegypti, popularmente conhecido como “mosquito da dengue”. Todos os casos foram registrados diretamente do Painel de Monitoramento das Arboviroses.

As arboviroses são, em síntese, doenças causadas por vírus, comumente transmitidas por mosquitos.

O Ministério da Saúde ressalta a possibilidade dessa baixa ser resultado da mobilização nacional proposta e incentivada pelo Governo Federal em setembro de 2024. Dentre as 27 unidades federativas do Brasil, 17 já registraram um avanço significativo no combate à doença.

“Essa redução substancial do número de casos de dengue no país é um reflexo da mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde, de forma conjunta com estados e municípios de todo o país, com participação ativa da população. O objetivo do Governo Federal é salvar vidas e proteger a saúde dos cidadãos e, para isso, é fundamental fortalecer as ações de preparação da rede de assistência, mantendo os esforços necessários para evitar adoecimentos”, destaca a ministra da saúde, Nísia Trindade.

Imagem retirada do Google.

Para o pesquisador da Fiocruz Brasília, Claudio Maierovitch, “temos as tarefas de sensibilização da população para as atividades de prevenção e de organização da rede de saúde, para que as pessoas tenham acesso fácil, saibam onde e quando procurar, e o que fazer no caso de qualquer sintoma”, disse.

Além disso, a campanha popular “tem 10 minutinhos? A hora de prevenir contra o Aedes Aegypti é agora”, é essencial e possui um papel importante na prevenção da doença, contribuindo com práticas de limpeza adequadas dentro das residências e moradias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?