Por Caroline Camargo – 1ºano EM.
Nos dias 24 e 25 de outubro, uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA) veio ao Rio de Janeiro para a realização de uma visita técnica aos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A visita teve como ênfase o estudo e o controle da hanseníase, da oncocercose e de esquistossomose.
Imagem retirada do google
Durante a visita, a equipe conheceu laboratórios de referência que desenvolvem pesquisas e diagnósticos nessas áreas, como o Ambulatório Souza Araújo. As atividades realizadas incluíram, também, reuniões com a diretoria da Fiocruz, com o objetivo de discutir projetos em andamento.
No segundo dia de visita, a equipe conheceu os laboratórios de Malacologia e o de Esquistossomose Experimental
Por fim, os representantes da SVSA foram à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro para tratar de ações de vigilância e estratégias, com o intuito de aumentar o diagnóstico e o tratamento da hanseníase no estado.
“A visita foi fundamental para fortalecer a colaboração com a Fiocruz e avançar nas pesquisas e no controle de doenças como hanseníase, oncocercose e esquistossomose”, destacou Alda Maria da Cruz.