Endereço:

Rua Juvêncio de Meneses,
197 - Cordovil
Rio de Janeiro - RJ

Telefone:

(21) 3352-3537
(21) 3495-7352
(21) 3495-7353

DOENÇAS CRÔNICAS: O QUE SÃO E OS PRINCIPAIS TIPOS EXISTENTES 

Por Antonio Carlos – 3ºano EM.

As doenças crônicas são condições de saúde de longa duração que geralmente progridem lentamente. Essas doenças podem ser controladas, mas não costumam ter cura. Por afetarem a qualidade de vida dos indivíduos, elas podem exigir tratamento contínuo e monitoramento regular. As doenças crônicas são responsáveis por grande parte dos problemas de saúde globalmente e têm impacto significativo tanto nos sistemas de saúde quanto na vida dos pacientes. 

Imagem retirada do Google.

Existem diversos tipos de doenças crônicas, dentro delas, pode-se citar as doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, doenças respiratórias, câncer e doenças neurológicas. À vista disso, vale exemplificar a hipertensão arterial (pressão alta que pode levar ao infarto ou insuficiência cardíaca) e a doença arterial coronária (ocorre quando as artérias que irrigam o coração ficam bloqueadas ou estreitas), as quais são problemas cardiovasculares. 

Imagem retirada do Google.

A diabetes mellitus pode ser dividida em: diabetes tipo 1 – doença autoimune em que o corpo não produz insulina suficiente, necessitando de injeções regulares de insulina – e diabetes tipo 2, geralmente associada a fatores de estilo de vida, como obesidade e, também, caracterizada pela resistência à insulina. Já as doenças respiratórias crônicas podem ser a asma, a qual é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas causadora de dificuldades para respirar, ou a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que inclui condições como enfisema e bronquite crônica. 

Imagem retirada do Google.

Vários tipos de câncer podem ser considerados crônicos, especialmente quando não curados, mas são gerenciados ao longo do tempo com tratamentos como quimioterapia, radioterapia, ou cirurgia. Outrossim, uma classificação de doenças crônicas são as doenças neurológicas, as quais podem ser divididas em dois tipos: doença de Alzheimer, que é um tipo de demência causadora da perda de memória, do pensamento e do comportamento, e a Esclerose Múltipla, a qual é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, levando a problemas de coordenação, de visão e de equilíbrio.

Imagem retirada do Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?