Por Gabriel Morais – 1°ano EM.
No final do mês passado, o aplicativo X foi bloqueado no Brasil e gerou muita discussão. O ministro Alexandre de Moraes decidiu bloquear o acesso a rede social dizendo que a plataforma não estava cumprindo com a lei do país. Além disso, o app foi multado em milhões de reais por não fornecer informações sobre crimes cometidos na rede social.
Imagem retirada do Google.
De acordo com as autoridades o aplicativo ignorou ordens judiciais de retirar publicações que continham fake news e conteúdos perigosos. Por causa disso o X foi multado em R$:1,5. Milhão por dia de descumprimento das ordens.
Recentemente a empresa pagou as multas para tentar desfazer o bloqueio. Seus representantes legais já entraram com recursos e disseram que estão comprometidos em cooperar com as autoridades brasileiras. A expectativa é que o aplicativo seja desbloqueado nos próximos dias.
Enquanto isso milhões de usuários continuam sem acesso ao X e estão usando outras plataformas, como: Instagram, TikTok e BlueSky. Muitos jovens que utilizavam o X como fonte de notícias e entretenimento, estão acompanhando a situação, pois estão preocupados com a possibilidade do aplicativo ficar muito mais tempo bloqueado.
Apesar de o app ter sido bloqueado em nome da segurança especialistas acreditam que o bloqueio em todo o país pode ser considerado como uma forma de censura, e isso preocupa principalmente jovens que geralmente usam as redes sociais como forma de se conectar com o mundo.
Imagem retirada do Google.