Por Júlia Faria – 1ºano EM.
Simone Biles é uma grande ginasta americana, considerada a melhor do mundo. Começou aos seis anos e a partir daí se destacou no esporte. Nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, onde conquistou quatro medalhas de ouro e uma de bronze. Sua habilidade técnica e inovação nas rotinas a tornaram uma figura icônica na ginástica, também conhecida por ter realizado movimentos que ninguém mais havia conseguido executar em competições oficiais. Simone Biles também teve um im´acto significativo fora dos palcos.
Ela se tornou uma defensora da saúde mental e dos direitos das atletas, especialmente após sua decisão de priorizar seu bem-estar durante os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, onde se retirou de várias competições para cuidar de sua saúde mental. Uma esplêndida história de vida não só por suas conquistas olimpíadas mais sim sua história de superação. Em 2021 Simone Biles decidiu não participar de várias competições nos Jogos Olímpicos de Tóquio pela pressão que estavam fazendo em cima dela. Durante as competições, ela enfrentou um fenômeno conhecido como “twisties”, que faz com que os ginastas percam a noção de onde estão no ar, tornando os movimentos extremamente perigosos.
Biles falou abertamente sobre a pressão que os atletas enfrentam e a importância de cuidar da saúde mental, o que gerou um grande diálogo sobre o assunto no mundo do esporte. E hoje, nos jogos olímpicos de 2024 na França ela voltou com o grande conflito entre Rebeca Andrade e Simone Biles, as duas melhores do mundo.
Imagem retirado do Google.