Por Patrícia Silva – 1°ano EM.
As Olimpíadas – um dos maiores eventos do mundo – reúnem países de todos os continentes para disputar diferentes modalidades. Oficialmente conhecidas como Jogos Olímpicos, trata-se de um evento multiesportivo internacional que ocorre a cada quatro anos. Além disso, dividem-se em duas edições: os Jogos Olímpicos de Verão e os Jogos Olímpicos de Inverno.
Jogos Olímpicos de Verão
Primeira Edição: Realizada na Grécia antiga em 776 a.C.
Reinício Moderno: A versão moderna começou em 1896 em Atenas, Grécia, organizada pelo Barão Pierre de Coubertin.
Esportes: Incluem uma ampla variedade, como atletismo, natação, ginástica, basquete, futebol, entre outros.
Edição Atual: ocorreu em Paris, França, em 2024.
Jogos Olímpicos de Inverno:
Primeira Edição: Ocorreram em Chamonix, França, em 1924.
Esportes: Incluem esportes de neve e gelo, como esqui alpino, patinação artística, hóquei no gelo e bobsleigh.
Edição Atual: A próxima edição será em Milão-Cortina, Itália, em 2026.
Aspectos Notáveis:
Cerimônias: Incluem a cerimônia de abertura, o acendimento da chama olímpica, as competições e a cerimônia de encerramento.
Selo Olímpico: O símbolo dos cinco anéis entrelaçados representa a união dos cinco continentes.
Valores: Os Jogos promovem valores de excelência, amizade e respeito, e buscam unir pessoas de diferentes culturas e países.
Olimpíada de Paris chegou ao fim no domingo (11).
Daqui em diante, tudo é passado ao se falar da edição de 2024 dos Jogos. As lembranças que ficam são de atletas vencedores, sim, mas não somente.
Além da excelência esportiva e de conquistas inéditas, o legado olímpico imortalizou cenas que nos trarão alegria por muito tempo.
Os Jogos Olímpicos Paris 2024 chegaram ao fim no dia 11 de agosto. Ao longo de 19 dias, os atletas brilharam nas mais diversas modalidades, escrevendo seus nomes na história do esporte.
No Brasil, Rebeca Andrade foi um dos grandes destaques ao conquistar quatro medalhas. Somando estes pódios com os dois de Tóquio 2020, ela se tornou a maior medalhista da história do país, entre homens e mulheres.
Confira abaixo atletas que fizeram história em 2024 nas olimpíadas:
1. Rebeca Andrade – ginástica artística
2. KEVIN DURANT E DIANA TAURASI – BASQUETE
3. KATIE LEDECKY – NATAÇÃO
4. MIJAÍN LÓPEZ – LUTA
5. CINDY NGAMBA – BOXE
6. TEDDY RINER E RAFAEL SILVA – JUDÔ
7. SIFAN HASSAN – ATLETISMO
8. JULIEN ALFRED – ATLETISMO
9. FAITH KIPYEGON – ATLETISMO
10. NINO SALUKVADZE – TIRO ESPORTIVO
As Olimpíadas de Paris 2024 foi a 33ª edição dessa competição que reúne atletas de diversas modalidades e oriundos de vários lugares do mundo.
O evento apresentou duas novidades: o breaking e a canoagem slalom extremo. O Brasil esteve presente na edição de Paris dos Jogos Olímpicos com mais de 220 atletas, com expectativas de obter mais de 20 medalhas no total.
Paralimpíadas
As Paralimpíadas de 2024 serão realizadas também em Paris entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro. Essa competição é realizada logo após as Olimpíadas, sendo dedicada a atletas que têm algum tipo de limitação física. Entre os atletas que participam das Paralimpíadas, estão: atletas com deficiências motoras, amputados, cegos, atletas que sofreram paralisia cerebral, e atletas com alguma deficiência mental.
Imagem retirada do Google