Endereço:

Rua Juvêncio de Meneses,
197 - Cordovil
Rio de Janeiro - RJ

Telefone:

(21) 3352-3537
(21) 3495-7352
(21) 3495-7353

O AUMENTO SIGNIFICATIVO DE FUMANTES NO BRASIL HODIERNO E AS MEDIDAS DE COMBATE AO TABAGISMO.

Por Antonio Carlos – 3°ano EM.

Tabagismo é o termo utilizado para descrever o hábito ou a dependência de consumir produtos derivados do tabaco (cuja droga é a nicotina), como cigarros, charutos e cachimbos, por exemplo. Consoante a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência do tabagismo pode ser considerada uma epidemia generalizada, ou seja, uma doença que se espalha e aumenta em várias regiões, sem uma escala global e sem uma delimitação geográfica específica. Por isso, deve ser combatida. A queima da substância agrícola conhecida como tabaco está relacionada diretamente ao fumo, devido à fumaça produzida durante esse processo. A nicotina, droga que altera o sistema nervoso central e o estado
comportamental do usuário, é uma substância altamente viciante, a qual torna o fumo um hábito difícil de abandonar.

Imagem retirada do Google.

O consumo da nicotina por meio da queima do tabaco leva a diversas consequências e doenças, como câncer de pulmão, doenças respiratórias e/ou doenças cardíacas. Vale ressaltar, outrossim, que o fumo passivo, o qual ocorre quando o indivíduo inala a fumaça, mesmo sem fumar, também é bastante prejudicial à saúde. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), consoante às consequências apresentadas, 9,51 % da população — quase uma em cada 10 pessoas — fumam, apesar de o país ter sido reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um exemplo no combate ao cigarro, com um dos menores índices de fumantes do mundo.

Imagem retirada do Google.

Portanto, medidas fazem-se necessárias para a diminuição do tabagismo no Brasil. Ações como o aumento de impostos sobre produtos de tabaco, proibição do fumo em determinados locais, programas em escolas, controle de publicidade e terapias de reposição de nicotina podem minimizar o crescente aumento de usuários fumantes brasileiros.

Imagem retirada do Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?