Por Antonio Carlos – 3° ano EM
O Peeling (traduzido do inglês: descamação da epiderme, que é parte mais superficial da pele humana), de Fenol (função orgânica da química) é um tratamento químico utilizado pelos profissionais da saúde , com o objetivo de tratar rugas profundas, cicatrizes de acne e danos severos causados pelo sol. O peeling de fenol deve ser realizado por um dermatologista ou cirurgião plástico experiente devido a sua alta complexidade e aos riscos envolvidos. Antes de optar por esse procedimento, é importante discutir todos os possíveis benefícios e riscos com um profissional de saúde qualificado. Este procedimento envolve a aplicação de uma solução à base de fenol na pele, a qual remove as camadas mais superficiais e médias da pele danificada, estimulando a regeneração de uma nova camada de pele mais lisa e jovem.
Imagem retirada do Google.
Alguns benefícios do peeling de fenol, como dito anteriormente, são a redução das rugas profundas, tratamento de cicatrizes, uniformização do tom de pele e o aperfeiçoamento do tom da epiderme. Entretanto, esse tratamento possui diversos riscos: dor e desconforto, além de complicações e uma recuperação prolongada do paciente.
O recente caso do empresário de 27 anos que morreu em uma clínica de estética em São Paulo, devido ao tratamento epidérmico , demonstra que o manuseio do peeling de fenol deve ser feito com extrema cautela, considerando a sua natureza agressiva e invasiva.