Por Maria Vitória Braz – 1º ano do EM
O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e sua história começou nos anos 90, quando a fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços rosas em uma corrida pela cura. Depois disso os laços começaram a ser distribuído em locais públicos, desfiles e outros eventos.
No Brasil, a primeira ação associada ao outubro Rosa foi na instalação no monumento – Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo, iniciado por um grupo de mulheres simpatizantes. O movimento ganhou repercussão em 2008, onde tivemos monumentos iluminados pela cor rosa, relacionado ao câncer de mama.
O câncer de mama é um tumor frequente em mulheres de todo mundo e o segundo no Brasil, vindo depois do câncer de pele não—melanoma, correspondendo a 28% dos novos casos e uma das principais causa de mortalidade de câncer em mulheres.
Com o sucesso da campanha, tivemos um aumento de 37% o número de mamografias realizadas no país, em 2020. Durante a campanha temos bastante compartilhamentos de informações promovendo conscientização e relevância sobre o controle da doença.
Percebe-se que tivemos mais reconhecimento do câncer de mama, devido a campanha de conscientização, trazendo a importância da mamografia às mulheres.
Retirada do google